Milhas resgatadas por brasileiros em 2023 crescem 18%; bilhete aéreo lidera
Maior parte desse montante foi destinada à aquisição de passagens aéreas (75,9% no quarto trimestre)
PANROTAS, Pedro Menezes
7/16/2024


Cadastros em programas de fidelidade no Brasil somavam 312,5 milhões ao fim de 2023.
Link da reportagem original: https://www.panrotas.com.br/aviacao/pesquisas-e-estatisticas/2024/07/milhas-resgatadas-por-brasileiros-em-2023-cresce-18-aereo-lidera-emissoes_207209.html
Os pontos/milhas resgatados pelos brasileiros participantes de programas de fidelidade cresceram 18,3% em 2023, em relação ao mesmo período do ano anterior. A maior parte desse montante foi destinada à aquisição de passagens aéreas (75,9% no quarto trimestre). Apesar disso, produtos e serviços ligados ao varejo ganharam espaço, com 24,1% de participação na troca de pontos.
Já os pontos/milhas emitidos em 2023 subiram 11,8% na comparação com o ano anterior. No último trimestre do ano, 92,6% foram acumulados pelos consumidores em compras no varejo, indústria e nos bancos, incluindo as transações com cartões de débito e crédito, e 7,4% emitidos na compra de passagens aéreas.
Os dados são da Abemf (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização) e revelam ainda que a quantidade de cadastros nos programas, por sua vez, somava 312,5 milhões ao fim de 2023, um aumento de 5,4% em relação a 2022.
“Esse é um sinal claro de que as iniciativas de fidelização seguem despertando o interesse dos brasileiros. E não apenas para novas inscrições, mas para aqueles que já aderiram, pois cresceu também o número de transações dos participantes nos programas de fidelidade, o que demonstra o engajamento dos clientes, ao mesmo tempo em que a taxa que mede a expiração dos pontos caiu.”
– Martin Holdschmidt, presidente da Abemf.
As transações realizadas pelos participantes, mencionadas pelo executivo, cresceram 9,7% em 2023. E a taxa de breakage, referente aos pontos/milhas expirados, estava em seu menor patamar desde 2020, com 13,1% ao fim do ano. Com todo esse movimento no setor, as empresas de fidelidade ampliaram seu faturamento em 13,6%, chegando aos R$ 4,8 bilhões nos últimos três meses de 2023.
Atendimento para compras inteligentes (bonificadas), franquia de 1 evento ao mês (não cumulativo);
Assessoria para cartão de crédito;
Gestão de contas junto aos Programas Livelo e Esfera;
Assessoria para Gestão de contas de outros programas de fidelidade de bancos;
Gestão de contas junto aos Programas de fidelidade Azul Fidelidade, Smiles e Latam Pass;
Transferências de pontos de programas de Bancos para Programas de Cias Aéreas;
Cotação de Passagens com milhas, com ou sem emissão, via site, em programas nacionais (exceto tabela fixa LATAM), 3 eventos por ano.
R$ 12000 em benefícios para não assinantes.
Atendimento para compras inteligentes (bonificadas), franquia de 2 eventos ao mês (não cumulativo);
Assessoria para cartão de crédito;
Gestão de contas junto aos Programas Livelo e Esfera;
Assessoria para Gestão de contas de outros programas de fidelidade de bancos;
Gestão de contas junto aos Programas de fidelidade Azul Fidelidade, Smiles e Latam Pass;
Transferências de pontos de programas de Bancos para Programas de Cias Aéreas;
Cotação de Passagens com milhas, com ou sem emissão, via site, em programas nacionais (exceto tabela fixa LATAM), 6 eventos por ano;
Compra de pontos e milhas nos Programas de Cias Aéreas nacionais;
Compra de Pontos nos programas de Bancos;
Reserva de Hotéis com milhas de programas nacionais (franquia de 3× ao ano);
Reserva de aluguel de carros com milhas de programas nacionais (franquia de 3× ao ano);
Assessoria para alcançar o Status diamante na Azul Fidelidade e Smiles;
Assessoria para subir nas Categorias Elite da Latam Pass.
R$ 20000 em benefícios para não assinantes.
Atendimento para compras inteligentes (bonificadas), franquia de 3 eventos ao mês, não cumulativo;
Assessoria para cartão de crédito;
Gestão de contas junto aos Programas Livelo e Esfera;
Assessoria para Gestão de contas de outros programas de fidelidade de bancos;
Gestão de contas junto aos Programas de fidelidade Azul Fidelidade, Smiles e Latam Pass;
Transferências de pontos de programas de Bancos para Programas de Cias Aéreas;
Cotação de Passagens com milhas, com ou sem emissão, via site, em programas nacionais (exceto tabela fixa LATAM), 12 eventos por ano;
Compra de pontos e milhas nos Programas de Cias Aéreas nacionais;
Compra de Pontos nos programas de Bancos;
Reserva de Hotéis com milhas de programas nacionais (franquia de 3× ao ano);
Reserva de aluguel de carros com milhas de programas nacionais (franquia de 3× ao ano);
Assessoria para alcançar o Status diamante na Azul Fidelidade e Smiles;
Assessoria para subir nas Categorias Elite da Latam Pass;
Gestão de pontos em Programas Internacionais, tais como:
Iberia (Iberia Plus)
British (Executive Club)
Catar Airways
American Airlines (AAdvantage)
Copa Airlines
Transferência de pontos para Programas Internacionais;
Emissão ilimitada de passagens, via site, em Programas Internacionais;
Emissão de passagem, via Call Center (franquia de 2× ao ano);
Assessoria Jurídica e especializada em viagens;
Suporte 24h.
R$ 35000 em benefícios para não assinantes.