Milhas resgatadas por brasileiros em 2023 crescem 18%; bilhete aéreo lidera

Maior parte desse montante foi destinada à aquisição de passagens aéreas (75,9% no quarto trimestre)

PANROTAS, Pedro Menezes

7/16/2024

Cadastros em programas de fidelidade no Brasil somavam 312,5 milhões ao fim de 2023.

Link da reportagem original: https://www.panrotas.com.br/aviacao/pesquisas-e-estatisticas/2024/07/milhas-resgatadas-por-brasileiros-em-2023-cresce-18-aereo-lidera-emissoes_207209.html

Os pontos/milhas resgatados pelos brasileiros participantes de programas de fidelidade cresceram 18,3% em 2023, em relação ao mesmo período do ano anterior. A maior parte desse montante foi destinada à aquisição de passagens aéreas (75,9% no quarto trimestre). Apesar disso, produtos e serviços ligados ao varejo ganharam espaço, com 24,1% de participação na troca de pontos.

Já os pontos/milhas emitidos em 2023 subiram 11,8% na comparação com o ano anterior. No último trimestre do ano, 92,6% foram acumulados pelos consumidores em compras no varejo, indústria e nos bancos, incluindo as transações com cartões de débito e crédito, e 7,4% emitidos na compra de passagens aéreas.

Os dados são da Abemf (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização) e revelam ainda que a quantidade de cadastros nos programas, por sua vez, somava 312,5 milhões ao fim de 2023, um aumento de 5,4% em relação a 2022.

“Esse é um sinal claro de que as iniciativas de fidelização seguem despertando o interesse dos brasileiros. E não apenas para novas inscrições, mas para aqueles que já aderiram, pois cresceu também o número de transações dos participantes nos programas de fidelidade, o que demonstra o engajamento dos clientes, ao mesmo tempo em que a taxa que mede a expiração dos pontos caiu.”
– Martin Holdschmidt, presidente da Abemf.

As transações realizadas pelos participantes, mencionadas pelo executivo, cresceram 9,7% em 2023. E a taxa de breakage, referente aos pontos/milhas expirados, estava em seu menor patamar desde 2020, com 13,1% ao fim do ano. Com todo esse movimento no setor, as empresas de fidelidade ampliaram seu faturamento em 13,6%, chegando aos R$ 4,8 bilhões nos últimos três meses de 2023.

  • Atendimento para compras inteligentes (bonificadas), franquia de 1 evento ao mês (não cumulativo);

  • Assessoria para cartão de crédito;

  • Gestão de contas junto aos Programas Livelo e Esfera;

  • Assessoria para Gestão de contas de outros programas de fidelidade de bancos;

  • Gestão de contas junto aos Programas de fidelidade Azul Fidelidade, Smiles e Latam Pass;

  • Transferências de pontos de programas de Bancos para Programas de Cias Aéreas;

  • Cotação de Passagens com milhas, com ou sem emissão, via site, em programas nacionais (exceto tabela fixa LATAM), 3 eventos por ano.

  • R$ 12000 em benefícios para não assinantes.

    Consulte a tabela de serviços por agendamento

  • Atendimento para compras inteligentes (bonificadas), franquia de 2 eventos ao mês (não cumulativo);

  • Assessoria para cartão de crédito;

  • Gestão de contas junto aos Programas Livelo e Esfera;

  • Assessoria para Gestão de contas de outros programas de fidelidade de bancos;

  • Gestão de contas junto aos Programas de fidelidade Azul Fidelidade, Smiles e Latam Pass;

  • Transferências de pontos de programas de Bancos para Programas de Cias Aéreas;

  • Cotação de Passagens com milhas, com ou sem emissão, via site, em programas nacionais (exceto tabela fixa LATAM), 6 eventos por ano;

  • Compra de pontos e milhas nos Programas de Cias Aéreas nacionais;

  • Compra de Pontos nos programas de Bancos;

  • Reserva de Hotéis com milhas de programas nacionais (franquia de 3× ao ano);

  • Reserva de aluguel de carros com milhas de programas nacionais (franquia de 3× ao ano);

  • Assessoria para alcançar o Status diamante na Azul Fidelidade e Smiles;

  • Assessoria para subir nas Categorias Elite da Latam Pass.

  • R$ 20000 em benefícios para não assinantes.

    Consulte a tabela de serviços por agendamento

  • Atendimento para compras inteligentes (bonificadas), franquia de 3 eventos ao mês, não cumulativo;

  • Assessoria para cartão de crédito;

  • Gestão de contas junto aos Programas Livelo e Esfera;

  • Assessoria para Gestão de contas de outros programas de fidelidade de bancos;

  • Gestão de contas junto aos Programas de fidelidade Azul Fidelidade, Smiles e Latam Pass;

  • Transferências de pontos de programas de Bancos para Programas de Cias Aéreas;

  • Cotação de Passagens com milhas, com ou sem emissão, via site, em programas nacionais (exceto tabela fixa LATAM), 12 eventos por ano;

  • Compra de pontos e milhas nos Programas de Cias Aéreas nacionais;

  • Compra de Pontos nos programas de Bancos;

  • Reserva de Hotéis com milhas de programas nacionais (franquia de 3× ao ano);

  • Reserva de aluguel de carros com milhas de programas nacionais (franquia de 3× ao ano);

  • Assessoria para alcançar o Status diamante na Azul Fidelidade e Smiles;

  • Assessoria para subir nas Categorias Elite da Latam Pass;

  • Gestão de pontos em Programas Internacionais, tais como:

    • Iberia (Iberia Plus)

    • British (Executive Club)

    • Catar Airways

    • American Airlines (AAdvantage)

    • Copa Airlines

  • Transferência de pontos para Programas Internacionais;

  • Emissão ilimitada de passagens, via site, em Programas Internacionais;

  • Emissão de passagem, via Call Center (franquia de 2× ao ano);

  • Assessoria Jurídica e especializada em viagens;

  • Suporte 24h.

  • R$ 35000 em benefícios para não assinantes.

    Consulte a tabela de serviços por agendamento

Planos sob medida para seu perfil de consumo.

de R$ 5000 por
R$ 3497/ano

de R$ 8000 por
R$ 5997/ano

de R$ 13000 por
R$ 9997/ano

PROMO PRÉ-LANÇAMENTO

PROMO PRÉ-LANÇAMENTO

PROMO PRÉ-LANÇAMENTO