Mais da metade dos brasileiros planeja viajar nos próximos 12 meses
Mesmo com preços elevados, desejo de viajar permanece forte, com Brasil e Europa como destinos preferidos
PANROTAS, Beatriz Contelli
7/12/2024


Link da reportagem original: https://www.panrotas.com.br/mercado/pesquisas-e-estatisticas/2024/07/53-dos-brasileiros-planejam-viajar-nos-proximos-12-meses-aponta-pesquisa_207157.html
Você sabia que 53% dos brasileiros planejam viajar nos próximos 12 meses? É o que diz uma pesquisa da Hibou - empresa de monitoramento e insights de consumo - realizada entre os dias 5 e 7 de julho, com mais de 1,3 mil brasileiros. O estudo destacou ainda o desejo de explorar novos destinos e viver novas experiências, apesar dos desafios econômicos.
Os resultados mostram um cenário desafiador: dos 53% respondentes que afirmam que pretendem viajar, 68% destacam a situação econômica como uma barreira significativa, e 33% mencionam o custo das passagens aéreas como um impedimento.
Quando questionados sobre ajustes nos planos de viagem este ano:
22% dos entrevistados afirmaram ter desmarcado uma ou mais viagens por completo
6% mudaram de uma viagem internacional para uma nacional
1% alterou de uma viagem nacional para uma internacional.
Além disso, 30% adiaram suas viagens, enquanto 41% planejam viajar conforme o previsto. Entre aqueles que alteraram seus planos, 30% citaram motivos familiares, 29% mencionaram o aumento das passagens aéreas e de hotéis, 21% apontaram questões de agenda e trabalho, e 20% expressaram preocupação com a flutuação do dólar e a economia.
Destinos: Brasil e Europa no topo
55% dos brasileiros preferem viajar para outros Estados do Brasil, 23% vão se aventurar dentro do próprio estado em que residem, enquanto a Europa é o terceiro destino mais desejado, com 21% das preferências. A América do Norte aparece em seguida, com 10%, mostrando um bom interesse nos destinos internacionais mesmo em tempos de crise.
Antecipação é a chave: planejamento para economizar
66% dos brasileiros planejam suas viagens com mais de 3 meses de antecedência. Destes, 23% iniciam o planejamento com um ano de antecedência, e 4% mais de um ano antes em busca de melhores preços e condições mais favoráveis.
Preferências de hospedagem e comodidades
Na escolha da hospedagem, 48% optam por hotéis de redes conhecidas, enquanto 23% preferem alugueis de temporada, como Airbnb. A busca por conforto e segurança continua sendo um fator determinante na decisão dos viajantes.
O que mais os brasileiros consideram ao viajar
No planejamento de viagens, os brasileiros consideram diversos fatores, incluindo:
destinos para relaxar (71%),
boas opções gastronômicas (40%)
lugares com muitas atividades (36%).
Aplicativos e sites de preços são consultados por 45% dos viajantes para estimar gastos, e 41% estão dispostos a parcelar a viagem para aproveitar melhor a experiência. A duração ideal de uma viagem para 45% dos entrevistados é de uma semana, seguida por uma quinzena para 40%.
Detalhes que contam: clima, orçamento e roteiro
Ao planejar a viagem, 59% dos brasileiros consideram a estação do ano (clima), 49% avaliam a forma de pagamento, e 46% focam no orçamento final e no roteiro que inclui todas as atividades desejadas. Em relação à compra de moeda estrangeira, 31% compram aos poucos conforme possível, enquanto 23% monitoram a flutuação do câmbio para obter o melhor preço.
Controle de gastos
Durante a viagem:
63% se preocupam em controlar os gastos para que o dinheiro dure toda a viagem
45% monitoram os gastos no cartão de crédito
30% convertem preços para ter uma noção de custo.
Em termos de atividades, 69% dos brasileiros desejam explorar a gastronomia local, 52% procuram passeios personalizados, e 51% visitam parques.
Expectativas para o futuro
Os brasileiros esperam em suas próximas viagens avanços com aplicativos que ajudem com informações locais(46%) e que possam usar suas contas correntes em qualquer país do mundo (43%).
Além disso, esperam um aumento da isenção de impostos para compras (33%) e redução de impostos para compras que excedam o valor permitido (33%). Além disso, 32% gostariam de ver um aplicativo que mostre o câmbio em tempo real para ajudar no controle de gastos durante as viagens.
Quase metade dos brasileiros considera uma semana a duração ideal de uma viagem.
Atendimento para compras inteligentes (bonificadas), franquia de 1 evento ao mês (não cumulativo);
Assessoria para cartão de crédito;
Gestão de contas junto aos Programas Livelo e Esfera;
Assessoria para Gestão de contas de outros programas de fidelidade de bancos;
Gestão de contas junto aos Programas de fidelidade Azul Fidelidade, Smiles e Latam Pass;
Transferências de pontos de programas de Bancos para Programas de Cias Aéreas;
Cotação de Passagens com milhas, com ou sem emissão, via site, em programas nacionais (exceto tabela fixa LATAM), 3 eventos por ano.
R$ 12000 em benefícios para não assinantes.
Atendimento para compras inteligentes (bonificadas), franquia de 2 eventos ao mês (não cumulativo);
Assessoria para cartão de crédito;
Gestão de contas junto aos Programas Livelo e Esfera;
Assessoria para Gestão de contas de outros programas de fidelidade de bancos;
Gestão de contas junto aos Programas de fidelidade Azul Fidelidade, Smiles e Latam Pass;
Transferências de pontos de programas de Bancos para Programas de Cias Aéreas;
Cotação de Passagens com milhas, com ou sem emissão, via site, em programas nacionais (exceto tabela fixa LATAM), 6 eventos por ano;
Compra de pontos e milhas nos Programas de Cias Aéreas nacionais;
Compra de Pontos nos programas de Bancos;
Reserva de Hotéis com milhas de programas nacionais (franquia de 3× ao ano);
Reserva de aluguel de carros com milhas de programas nacionais (franquia de 3× ao ano);
Assessoria para alcançar o Status diamante na Azul Fidelidade e Smiles;
Assessoria para subir nas Categorias Elite da Latam Pass.
R$ 20000 em benefícios para não assinantes.
Atendimento para compras inteligentes (bonificadas), franquia de 3 eventos ao mês, não cumulativo;
Assessoria para cartão de crédito;
Gestão de contas junto aos Programas Livelo e Esfera;
Assessoria para Gestão de contas de outros programas de fidelidade de bancos;
Gestão de contas junto aos Programas de fidelidade Azul Fidelidade, Smiles e Latam Pass;
Transferências de pontos de programas de Bancos para Programas de Cias Aéreas;
Cotação de Passagens com milhas, com ou sem emissão, via site, em programas nacionais (exceto tabela fixa LATAM), 12 eventos por ano;
Compra de pontos e milhas nos Programas de Cias Aéreas nacionais;
Compra de Pontos nos programas de Bancos;
Reserva de Hotéis com milhas de programas nacionais (franquia de 3× ao ano);
Reserva de aluguel de carros com milhas de programas nacionais (franquia de 3× ao ano);
Assessoria para alcançar o Status diamante na Azul Fidelidade e Smiles;
Assessoria para subir nas Categorias Elite da Latam Pass;
Gestão de pontos em Programas Internacionais, tais como:
Iberia (Iberia Plus)
British (Executive Club)
Catar Airways
American Airlines (AAdvantage)
Copa Airlines
Transferência de pontos para Programas Internacionais;
Emissão ilimitada de passagens, via site, em Programas Internacionais;
Emissão de passagem, via Call Center (franquia de 2× ao ano);
Assessoria Jurídica e especializada em viagens;
Suporte 24h.
R$ 35000 em benefícios para não assinantes.