Azul corta mais de 50 voos e encerra 14 rotas; veja cidades afetadas

Ajustes fazem parte do processo de Chapter 11, que deve ser concluído até o fim do ano, e refletem custos mais altos e falta de frota

InfoMoney, Marina Verenicz

8/12/2025

A Azul informou nesta segunda-feira (11) que encerrou as operações em 14 cidades brasileiras entre janeiro e março deste ano, pouco antes de ingressar, em maio, no processo de “Chapter 11” — equivalente à recuperação judicial nos Estados Unidos. O número supera os 13 municípios mencionados em relatório a investidores no início de agosto.

Entre as cidades que perderam voos estão Campos (RJ), Mossoró (RN), Três Lagoas (MS) e Ponta Grossa (PR). Confira a lista completa abaixo.

Mais de 50 rotas ajustadas

Paralelamente, a companhia vem revendo mais de 50 rotas com desempenho 17 pontos percentuais abaixo da margem média. As mudanças incluem redução de frequência ou até suspensão definitiva, afetando ligações regionais e de médio curso.

Segundo a Azul, os cortes consideram fatores como:

• Alta nos custos operacionais da aviação, agravada pela valorização do dólar;

• Impactos na cadeia global de suprimentos, que afetam a disponibilidade de aeronaves;

• Reestruturação interna no contexto do Chapter 11.

A empresa afirma que todos os passageiros afetados receberam assistência, conforme as regras da Anac.

A Azul foi a última das três principais companhias aéreas brasileiras a recorrer ao mecanismo nos EUA, depois de Latam e Gol. O objetivo é renegociar dívidas e preservar operações. A expectativa é concluir o processo até o fim de 2025.

Cidades onde a Azul deixou de operar:

• Cratéus (CE)

• São Benedito (CE)

• Sobral (CE)

• Iguatú (CE)

• Campos (RJ)

• Correia Pinto (SC)

• Jaguaruna (SC)

• Mossoró (RN)

• São Raimundo Nonato (PI)

• Parnaíba (PI)

• Rio Verde (GO)

• Barreirinhas (MA)

• Três Lagoas (MS)

• Ponta Grossa (PR)

Aeronaves da Azul (Foto: Reprodução das redes sociais)

  • Atendimento para compras inteligentes (bonificadas), franquia de 1 atendimento ao mês (não cumulativo);

  • Assessoria para cartão de crédito;

  • Gestão de contas junto aos Programas Livelo e Esfera;

  • Assessoria para Gestão de contas de outros programas de fidelidade de bancos;

  • Gestão de contas junto aos Programas de fidelidade Azul Fidelidade, Smiles e Latam Pass;

  • Transferências de pontos de programas de Bancos para Programas de Cias Aéreas;

  • Cotação de Passagens com milhas, com ou sem emissão, via site, em programas nacionais (exceto tabela fixa LATAM), 3 cotações por ano.

  • Plano equivalente a R$ 12.000/ano em serviços para não assinantes.

    Consulte a tabela de serviços por agendamento

  • Atendimento para compras inteligentes (bonificadas), franquia de 2 atendimentos ao mês (não cumulativo);

  • Assessoria para cartão de crédito;

  • Gestão de contas junto aos Programas Livelo e Esfera;

  • Assessoria para Gestão de contas de outros programas de fidelidade de bancos;

  • Gestão de contas junto aos Programas de fidelidade Azul Fidelidade, Smiles e Latam Pass;

  • Transferências de pontos de programas de Bancos para Programas de Cias Aéreas;

  • Cotação de Passagens com milhas, com ou sem emissão, via site, em programas nacionais (exceto tabela fixa LATAM), 6 cotações por ano;

  • Compra de pontos e milhas nos Programas de Cias Aéreas nacionais;

  • Compra de Pontos nos programas de Bancos;

  • Reserva de Hotéis com milhas de programas nacionais (franquia de 3× ao ano);

  • Reserva de aluguel de carros com milhas de programas nacionais (franquia de 3× ao ano);

  • Assessoria para alcançar o Status diamante na Azul Fidelidade e Smiles;

  • Assessoria para subir nas Categorias Elite da Latam Pass.

  • Plano equivalente a R$ 20.000/ano em serviços para não assinantes.

    Consulte a tabela de serviços por agendamento

  • Atendimento para compras inteligentes (bonificadas), franquia de 3 atendimentos ao mês (não cumulativo);

  • Assessoria para cartão de crédito;

  • Gestão de contas junto aos Programas Livelo e Esfera;

  • Assessoria para Gestão de contas de outros programas de fidelidade de bancos;

  • Gestão de contas junto aos Programas de fidelidade Azul Fidelidade, Smiles e Latam Pass;

  • Transferências de pontos de programas de Bancos para Programas de Cias Aéreas;

  • Cotação de Passagens com milhas, com ou sem emissão, via site, em programas nacionais (exceto tabela fixa LATAM), 12 cotações por ano;

  • Compra de pontos e milhas nos Programas de Cias Aéreas nacionais;

  • Compra de Pontos nos programas de Bancos;

  • Reserva de Hotéis com milhas de programas nacionais (franquia de 3× ao ano);

  • Reserva de aluguel de carros com milhas de programas nacionais (franquia de 3× ao ano);

  • Assessoria para alcançar o Status diamante na Azul Fidelidade e Smiles;

  • Assessoria para subir nas Categorias Elite da Latam Pass;

  • Gestão de pontos em Programas Internacionais, tais como:

    • Iberia (Iberia Plus)

    • British (Executive Club)

    • Catar Airways

    • American Airlines (AAdvantage)

    • Copa Airlines

  • Transferência de pontos para Programas Internacionais;

  • Emissão ilimitada de passagens, via site, em Programas Internacionais;

  • Emissão de passagem, via Call Center (franquia de 2× ao ano);

  • Assessoria Jurídica e especializada em viagens;

  • Suporte 24h.

  • Plano equivalente a R$ 35.000/ano em serviços para não assinantes.

    Consulte a tabela de serviços por agendamento

Planos sob medida para seu perfil de consumo.

R$ 649,70/mês

R$ 999,70/mês

ESGOTADO

PROMO DE LANÇAMENTO

PROMO DE LANÇAMENTO