Autorizada venda de passagens para o aeroporto Salgado Filho

Retomada das operações no terminal da Capital terá início no dia 21 de outubro, com 128 voos diários, conforme anúncio dos ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do extraordinário pela Reconstrução, Paulo Pimenta

GZH, Júlia Ozorio

8/8/2024

O governo federal anunciou a autorização de venda de passagens aéreas para o Aeroporto Internacional Salgado Filho. O terminal voltará a receber voos comerciais a partir de 21 de outubro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (8) durante coletiva no Palácio do Planalto, pelos ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta.

Segundo os ministros, há autorização para que os bilhetes comecem a ser comercializados nesta sexta (9). Segundo a colunista Giane Guerra, a comercialização ainda depende de etapa na Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac. A distribuição dos slots (horários de chegada e partida) para as empresas aéreas será realizada pela agência e servirá para indicar quantos voos cada companhia poderá realizar inicialmente.

A previsão é de que o aeroporto possa operar com 100% de capacidade a partir de 16 de dezembro. A retomada acontecerá gradualmente, com 128 voos diários, entre pousos e decolagens, que serão operados das 8h às 22h.

— Nós conseguimos hoje (quinta-feira) uma decisão muito favorável para o cronograma de retomada da atividade do aeroporto Salgado Filho. (A decisão) vai permitir que a partir de amanhã (sexta) as empresas já possam iniciar o processo de venda de passagens. E mais do que isso, nós conseguimos que a partir do dia 21 de outubro a gente tenha 128 voos diários. Isso significa cerca de 70% da operação do aeroporto de Salgado Filho antes da enchente — afirmou o ministro Paulo Pimenta a Zero Hora.

Pimenta também avaliou que essa medida será favorável para a economia do Rio Grande do Sul, permitindo o aquecimento do turismo na Serra, que foi bastante impactado pelas alterações nos acessos ao Estado.

— Isso permite que a gente possa já começar a trabalhar com os operadores de turismo, os pacotes para serra gaúcha, o planejamento do Natal Luz de Gramado, eventos que estavam pendentes desta confirmação das vendas de passagens — afirmou.

Antes do fechamento temporário, em razão da cheia, o Salgado Filho recebia voos de seis diferentes empresas. A distribuição dos slots — horários de chegada e partida — para as empresas aéreas será realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e servirá para indicar quantos voos cada empresa aérea poderá realizar inicialmente.

Obras

Durante o anúncio, os ministros também comentaram sobre o andamento das obras do aeroporto. Com um plano de três fases de reparos, atualmente o local está recebendo reparos nas áreas necessárias para a operação de pouso e decolagem que foram afetadas. Esta etapa deve ser encerrada em outubro.

Por fim, na última parte dos trabalhos está prevista a intervenções em áreas sem movimentação de aeronaves. Devem ser feitos trabalhos de recuperação em regiões da pista e em faixas de estacionamento e de manobras de aeronaves. Também será feita a fresagem em parte do pavimento.

  • Atendimento para compras inteligentes (bonificadas), franquia de 1 evento ao mês (não cumulativo);

  • Assessoria para cartão de crédito;

  • Gestão de contas junto aos Programas Livelo e Esfera;

  • Assessoria para Gestão de contas de outros programas de fidelidade de bancos;

  • Gestão de contas junto aos Programas de fidelidade Azul Fidelidade, Smiles e Latam Pass;

  • Transferências de pontos de programas de Bancos para Programas de Cias Aéreas;

  • Cotação de Passagens com milhas, com ou sem emissão, via site, em programas nacionais (exceto tabela fixa LATAM), 3 eventos por ano.

  • R$ 12000 em benefícios para não assinantes.

    Consulte a tabela de serviços por agendamento

  • Atendimento para compras inteligentes (bonificadas), franquia de 2 eventos ao mês (não cumulativo);

  • Assessoria para cartão de crédito;

  • Gestão de contas junto aos Programas Livelo e Esfera;

  • Assessoria para Gestão de contas de outros programas de fidelidade de bancos;

  • Gestão de contas junto aos Programas de fidelidade Azul Fidelidade, Smiles e Latam Pass;

  • Transferências de pontos de programas de Bancos para Programas de Cias Aéreas;

  • Cotação de Passagens com milhas, com ou sem emissão, via site, em programas nacionais (exceto tabela fixa LATAM), 6 eventos por ano;

  • Compra de pontos e milhas nos Programas de Cias Aéreas nacionais;

  • Compra de Pontos nos programas de Bancos;

  • Reserva de Hotéis com milhas de programas nacionais (franquia de 3× ao ano);

  • Reserva de aluguel de carros com milhas de programas nacionais (franquia de 3× ao ano);

  • Assessoria para alcançar o Status diamante na Azul Fidelidade e Smiles;

  • Assessoria para subir nas Categorias Elite da Latam Pass.

  • R$ 20000 em benefícios para não assinantes.

    Consulte a tabela de serviços por agendamento

  • Atendimento para compras inteligentes (bonificadas), franquia de 3 eventos ao mês, não cumulativo;

  • Assessoria para cartão de crédito;

  • Gestão de contas junto aos Programas Livelo e Esfera;

  • Assessoria para Gestão de contas de outros programas de fidelidade de bancos;

  • Gestão de contas junto aos Programas de fidelidade Azul Fidelidade, Smiles e Latam Pass;

  • Transferências de pontos de programas de Bancos para Programas de Cias Aéreas;

  • Cotação de Passagens com milhas, com ou sem emissão, via site, em programas nacionais (exceto tabela fixa LATAM), 12 eventos por ano;

  • Compra de pontos e milhas nos Programas de Cias Aéreas nacionais;

  • Compra de Pontos nos programas de Bancos;

  • Reserva de Hotéis com milhas de programas nacionais (franquia de 3× ao ano);

  • Reserva de aluguel de carros com milhas de programas nacionais (franquia de 3× ao ano);

  • Assessoria para alcançar o Status diamante na Azul Fidelidade e Smiles;

  • Assessoria para subir nas Categorias Elite da Latam Pass;

  • Gestão de pontos em Programas Internacionais, tais como:

    • Iberia (Iberia Plus)

    • British (Executive Club)

    • Catar Airways

    • American Airlines (AAdvantage)

    • Copa Airlines

  • Transferência de pontos para Programas Internacionais;

  • Emissão ilimitada de passagens, via site, em Programas Internacionais;

  • Emissão de passagem, via Call Center (franquia de 2× ao ano);

  • Assessoria Jurídica e especializada em viagens;

  • Suporte 24h.

  • R$ 35000 em benefícios para não assinantes.

    Consulte a tabela de serviços por agendamento

Planos sob medida para seu perfil de consumo.

de R$ 5000 por
R$ 3497/ano

de R$ 8000 por
R$ 5997/ano

de R$ 13000 por
R$ 9997/ano

PROMO PRÉ-LANÇAMENTO

PROMO PRÉ-LANÇAMENTO

PROMO PRÉ-LANÇAMENTO