Após passar mais de cinco meses fechado, aeroporto Salgado Filho volta a receber voos comerciais

Um voo da Azul vindo de Campinas pousou durante a manhã do dia 21 de Outubro

O SUL, Marcelo Warth

10/21/2024

Após passar mais de cinco meses fechado devido à enchente que castigou Porto Alegre, o aeroporto Salgado Filho voltou a receber voos comerciais nesta segunda-feira (21). A primeira aeronave – um voo da Azul vindo de Campinas (SP) – pousou no local pouco depois das 8h com 180 pessoas a bordo, entre elas 174 passageiros.

Em seguida, uma aeronave da Gol, que decolou do aeroporto de Congonhas (SP), aterrissou no local. Na sequência, um voo da Latam pousou no terminal.

Ao lado de secretários de Estado e de outras autoridades, o governador Eduardo Leite recepcionou os primeiros passageiros que desembarcaram no terminal. “É um marco da reconstrução, do restabelecimento do nosso Estado”, destacou Leite.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, disse estar emocionado com a reinauguração do Salgado Filho. “Vale a pena a gente acreditar, trabalhar e enfrentar desafios para viver um momento como esse”, declarou.

Foram confirmados 71 pousos e decolagens no dia da retomada das operações no aeroporto. Segundo a Fraport, concessionária que administra o terminal, o retorno dos voos ocorre de forma gradual, em pista reduzida (1.730 metros), com capacidade total de receber até 128 pousos e decolagens domésticos diários, entre 8h e 22h.

Até o momento, foi anunciado o retorno das rotas para as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Guarulhos, Rio de Janeiro e São Paulo. Para novembro, é aguardada a retomada de voos para Curitiba, Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.

A pista em sua extensão completa deve ficar pronta até 16 de dezembro, quando está prevista a retomada de voos internacionais.

Na manhã de sexta-feira (18), o pouso de um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) no Salgado Filho e uma cerimônia com a presença de autoridades federais e estaduais marcaram a abertura simbólica do aeroporto.

  • Atendimento para compras inteligentes (bonificadas), franquia de 1 evento ao mês (não cumulativo);

  • Assessoria para cartão de crédito;

  • Gestão de contas junto aos Programas Livelo e Esfera;

  • Assessoria para Gestão de contas de outros programas de fidelidade de bancos;

  • Gestão de contas junto aos Programas de fidelidade Azul Fidelidade, Smiles e Latam Pass;

  • Transferências de pontos de programas de Bancos para Programas de Cias Aéreas;

  • Cotação de Passagens com milhas, com ou sem emissão, via site, em programas nacionais (exceto tabela fixa LATAM), 3 eventos por ano.

  • R$ 12000 em benefícios para não assinantes.

    Consulte a tabela de serviços por agendamento

  • Atendimento para compras inteligentes (bonificadas), franquia de 2 eventos ao mês (não cumulativo);

  • Assessoria para cartão de crédito;

  • Gestão de contas junto aos Programas Livelo e Esfera;

  • Assessoria para Gestão de contas de outros programas de fidelidade de bancos;

  • Gestão de contas junto aos Programas de fidelidade Azul Fidelidade, Smiles e Latam Pass;

  • Transferências de pontos de programas de Bancos para Programas de Cias Aéreas;

  • Cotação de Passagens com milhas, com ou sem emissão, via site, em programas nacionais (exceto tabela fixa LATAM), 6 eventos por ano;

  • Compra de pontos e milhas nos Programas de Cias Aéreas nacionais;

  • Compra de Pontos nos programas de Bancos;

  • Reserva de Hotéis com milhas de programas nacionais (franquia de 3× ao ano);

  • Reserva de aluguel de carros com milhas de programas nacionais (franquia de 3× ao ano);

  • Assessoria para alcançar o Status diamante na Azul Fidelidade e Smiles;

  • Assessoria para subir nas Categorias Elite da Latam Pass.

  • R$ 20000 em benefícios para não assinantes.

    Consulte a tabela de serviços por agendamento

  • Atendimento para compras inteligentes (bonificadas), franquia de 3 eventos ao mês, não cumulativo;

  • Assessoria para cartão de crédito;

  • Gestão de contas junto aos Programas Livelo e Esfera;

  • Assessoria para Gestão de contas de outros programas de fidelidade de bancos;

  • Gestão de contas junto aos Programas de fidelidade Azul Fidelidade, Smiles e Latam Pass;

  • Transferências de pontos de programas de Bancos para Programas de Cias Aéreas;

  • Cotação de Passagens com milhas, com ou sem emissão, via site, em programas nacionais (exceto tabela fixa LATAM), 12 eventos por ano;

  • Compra de pontos e milhas nos Programas de Cias Aéreas nacionais;

  • Compra de Pontos nos programas de Bancos;

  • Reserva de Hotéis com milhas de programas nacionais (franquia de 3× ao ano);

  • Reserva de aluguel de carros com milhas de programas nacionais (franquia de 3× ao ano);

  • Assessoria para alcançar o Status diamante na Azul Fidelidade e Smiles;

  • Assessoria para subir nas Categorias Elite da Latam Pass;

  • Gestão de pontos em Programas Internacionais, tais como:

    • Iberia (Iberia Plus)

    • British (Executive Club)

    • Catar Airways

    • American Airlines (AAdvantage)

    • Copa Airlines

  • Transferência de pontos para Programas Internacionais;

  • Emissão ilimitada de passagens, via site, em Programas Internacionais;

  • Emissão de passagem, via Call Center (franquia de 2× ao ano);

  • Assessoria Jurídica e especializada em viagens;

  • Suporte 24h.

  • R$ 35000 em benefícios para não assinantes.

    Consulte a tabela de serviços por agendamento

Planos sob medida para seu perfil de consumo.

de R$ 5000 por
R$ 3497/ano

de R$ 8000 por
R$ 5997/ano

de R$ 13000 por
R$ 9997/ano

PROMO PRÉ-LANÇAMENTO

PROMO PRÉ-LANÇAMENTO

PROMO PRÉ-LANÇAMENTO