Após mais de cinco meses, aeroporto Salgado Filho volta a receber pouso de um avião

Maior terminal aeroportuário do Estado estava fechado desde 3 de maio em razão da enchente; reabertura comercial ocorre na próxima segunda-feira

GZH, Mathias Boni

10/18/2024

Fechado desde 3 de maio, o maior aeroporto do Rio Grande do Sul voltou a receber o pouso de um avião na manhã desta sexta-feira (18). Por volta das 9h40min, tocou a pista do Salgado Filho a aeronave que trouxe os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, para a cerimônia oficial de reabertura.

Apesar do pouso desta sexta, o evento de reinauguração é simbólico. A reabertura comercial ocorre na próxima segunda-feira (21), com a volta do público e dos voos regulares — o primeiro avião de companhia aérea, da Azul, chegará às 8h10min, vindo de Campinas (SP).

— Talvez esse seja o principal símbolo dessa reconstrução. A reabertura desse aeroporto marca um recomeço. O Estado que enfrentou sua maior tragédia vai sair dessa tragédia maior do que era — disse Pimenta, que também chefiou o ministério da Reconstrução no RS.

— A gente sabe o que representa o aeroporto para o PIB do Estado, para o turismo, para os negócios. Com a retomada do aeroporto, a gente vai ativar ainda mais a retomada da economia do Rio Grande do Sul — acrescentou Costa Filho.

Presente à solenidade, o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, citou o "impacto bilionário negativo" que o período sem o terminal provocou na economia gaúcha e comemorou a retomada:

— É um dia histórico do processo de reconstrução.

Neste primeiro momento, o Salgado Filho terá capacidade para receber até 128 voos diários, mas a movimentação terá crescimento escalonado a partir da reabertura.

Segundo a concessionária Fraport, 71 pousos e decolagens serão realizados envolvendo as cidades do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo no primeiro dia da retomada, atendendo cerca de 9 mil pessoas.

Depois disso, a partir de 28 de outubro, deverão ser 98 voos entre partidas e chegadas no terminal, atendendo cerca de 15 mil passageiros. Em 4 de novembro, o número deverá passar para 122 pousos e decolagens, com 16 mil passageiros.

Já o restabelecimento total da capacidade do Salgado Filho ocorrerá em 16 de dezembro, quando os voos internacionais também retornarão ao terminal.

Hoje simbolizamos um novo começo.

ANDREEA PAL, CEO DA FRAPORT BRASIL

A Base Aérea de Canoas, que foi incluída na malha aérea emergencial instituída com o fechamento do aeroporto Salgado Filho, vem operando, diariamente, até 26 voos de partida e chegada, atendendo aproximadamente 4,5 mil passageiros. A operação comercial no local será encerrada a partir da retomada comercial do aeroporto da Capital.

Até a conclusão das obras de reparo no Salgado Filho, os voos ocorrerão entre 8h e 22h. Fora deste horário, os trabalhos seguem diariamente para concluir a restauração da pista até o dia 15 de dezembro.

Na parte de operações comerciais do aeroporto, cerca de 70% dos lojistas que já estavam instalados antes da enchente estão prontos para operar a partir da próxima segunda. De acordo com a Fraport, esses serviços também deverão ter incremento escalonado nas próximas semanas.

Conforme o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Fraport obteve crédito de R$ 100 milhões para capital de giro, além de ter sido beneficiada com a suspensão temporária de pagamentos de financiamento e com a liberação de recursos em contas de garantia, que representam um auxílio de mais R$ 165 milhões para a retomada das atividades do aeroporto.

Neste primeiro momento, Salgado Filho terá capacidade para receber até 128 voos diários.
Jefferson Botega / Agencia RBS

  • Atendimento para compras inteligentes (bonificadas), franquia de 1 evento ao mês (não cumulativo);

  • Assessoria para cartão de crédito;

  • Gestão de contas junto aos Programas Livelo e Esfera;

  • Assessoria para Gestão de contas de outros programas de fidelidade de bancos;

  • Gestão de contas junto aos Programas de fidelidade Azul Fidelidade, Smiles e Latam Pass;

  • Transferências de pontos de programas de Bancos para Programas de Cias Aéreas;

  • Cotação de Passagens com milhas, com ou sem emissão, via site, em programas nacionais (exceto tabela fixa LATAM), 3 eventos por ano.

  • R$ 12000 em benefícios para não assinantes.

    Consulte a tabela de serviços por agendamento

  • Atendimento para compras inteligentes (bonificadas), franquia de 2 eventos ao mês (não cumulativo);

  • Assessoria para cartão de crédito;

  • Gestão de contas junto aos Programas Livelo e Esfera;

  • Assessoria para Gestão de contas de outros programas de fidelidade de bancos;

  • Gestão de contas junto aos Programas de fidelidade Azul Fidelidade, Smiles e Latam Pass;

  • Transferências de pontos de programas de Bancos para Programas de Cias Aéreas;

  • Cotação de Passagens com milhas, com ou sem emissão, via site, em programas nacionais (exceto tabela fixa LATAM), 6 eventos por ano;

  • Compra de pontos e milhas nos Programas de Cias Aéreas nacionais;

  • Compra de Pontos nos programas de Bancos;

  • Reserva de Hotéis com milhas de programas nacionais (franquia de 3× ao ano);

  • Reserva de aluguel de carros com milhas de programas nacionais (franquia de 3× ao ano);

  • Assessoria para alcançar o Status diamante na Azul Fidelidade e Smiles;

  • Assessoria para subir nas Categorias Elite da Latam Pass.

  • R$ 20000 em benefícios para não assinantes.

    Consulte a tabela de serviços por agendamento

  • Atendimento para compras inteligentes (bonificadas), franquia de 3 eventos ao mês, não cumulativo;

  • Assessoria para cartão de crédito;

  • Gestão de contas junto aos Programas Livelo e Esfera;

  • Assessoria para Gestão de contas de outros programas de fidelidade de bancos;

  • Gestão de contas junto aos Programas de fidelidade Azul Fidelidade, Smiles e Latam Pass;

  • Transferências de pontos de programas de Bancos para Programas de Cias Aéreas;

  • Cotação de Passagens com milhas, com ou sem emissão, via site, em programas nacionais (exceto tabela fixa LATAM), 12 eventos por ano;

  • Compra de pontos e milhas nos Programas de Cias Aéreas nacionais;

  • Compra de Pontos nos programas de Bancos;

  • Reserva de Hotéis com milhas de programas nacionais (franquia de 3× ao ano);

  • Reserva de aluguel de carros com milhas de programas nacionais (franquia de 3× ao ano);

  • Assessoria para alcançar o Status diamante na Azul Fidelidade e Smiles;

  • Assessoria para subir nas Categorias Elite da Latam Pass;

  • Gestão de pontos em Programas Internacionais, tais como:

    • Iberia (Iberia Plus)

    • British (Executive Club)

    • Catar Airways

    • American Airlines (AAdvantage)

    • Copa Airlines

  • Transferência de pontos para Programas Internacionais;

  • Emissão ilimitada de passagens, via site, em Programas Internacionais;

  • Emissão de passagem, via Call Center (franquia de 2× ao ano);

  • Assessoria Jurídica e especializada em viagens;

  • Suporte 24h.

  • R$ 35000 em benefícios para não assinantes.

    Consulte a tabela de serviços por agendamento

Planos sob medida para seu perfil de consumo.

de R$ 5000 por
R$ 3497/ano

de R$ 8000 por
R$ 5997/ano

de R$ 13000 por
R$ 9997/ano

PROMO PRÉ-LANÇAMENTO

PROMO PRÉ-LANÇAMENTO

PROMO PRÉ-LANÇAMENTO